Buscar este blog

Seguidores

domingo, 20 de noviembre de 2011

Casca, bagaço e semente de uva também são ricos em antioxidantes

Quem nunca ouviu dizer que tomar uma taça de vinho por dia faz bem à saúde? E isso acontece porque na bebida há antioxidantes presentes na uva - polifenois - que podem evitar ou reduzir os efeitos de uma série de doenças. Os polifenois, no entanto, não são encontrados apenas nos vinhos e na uva, mas, também, nos resíduos de vinificação, sobras, como a casca, o bagaço e os caroços das uvas utilizadas na produção do vinho.

“Esses resíduos ainda têm um conteúdo muito alto de polifenois. Eles não têm nenhuma aplicação, são normalmente descartados. Tentou-se usar como adubo, mas não são muito eficientes. Geramos uma quantidade de resíduo de vinificação muito alta, que chega a ser aproximadamente 13% da quantidade de uva que é processada”, conta a professora do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Mirian Salvador.

A equipe coordenada pela professora está desenvolvendo uma pesquisa com esses resíduos de vinificação. Segundo ela, as principais substâncias presentes que podem beneficiar a saúde são os polifenois, por sua propriedade antioxidante.

“Antioxidantes são compostos que diminuem o estresse oxidativo que todos nós temos. Esse estresse oxidativo está associado a uma maior incidência de um número muito grande de doenças, incluindo àquelas de maior mortalidade, como arteriosclerose, câncer, Mal de Parkinson, Alzheimer, diabetes, doenças inflamatórias etc.”, explica Mirian, revelando que antioxidantes podem ser ingeridos por meio de uma dieta rica em frutas e verduras.

A pesquisa é promissora. Segundo Mirian, os polifenois já foram testados em laboratório no combate às células tumorais de câncer de mama: oitenta por cento das células tumorais morreram em 72 horas. Mas a professora alerta que não se pode extrapolar os resultados in vitro para pacientes. Para isso, serão necessários mais testes.

“A vantagem é que esse produto, aparentemente, não apresentaria os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia. Ele poderia trabalhar associado a esses tipos de procedimentos. Muitas vezes, a quimioterapia de câncer de mama precisa ser interrompida, porque causa efeitos cardiotóxicos importantes. Nesses intervalos, talvez pudéssemos utilizar algum produto que contribuísse ou ao menos diminuísse a multiplicação das células tumorais”, diz, sugerindo possíveis usos dos polifenois.

Se em doses baixas os antioxidantes previnem o câncer, em doses altas eles matam as células. Mas não só as cancerígenas, as saudáveis também, o que torna qualquer tratamento à base destes compostos um tanto quanto complicado. O ideal, então, é optar por uma alimentação balanceada.

“Melhor do que uma taça de vinho, é beber um copo de suco de uva, porque é isento de etanol. O vinho, por ter polifenois, tem efeitos benéficos, mas por ter etanol, tem que ser ingerido com muita moderação”, explica Mirian.

Siga @tvguniversidade

saiba mais
Leveduras afetam aroma de vinhos
Mercado para enólogos em expansão
Enoturismo cresce a cada ano e atrai visitantes do Sul ao Nordeste do país
Sul, Sudeste e Nordeste concentram a produção de vinhos no Brasil

Links Patrocinados
Estudiar en Canadá
Tenemos Cursos De Verano, Negocios, Ejecutivos, Exámenes y Mucho Más!
www.ClassEducation.com

No hay comentarios:

Publicar un comentario